quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Consumo de carboidratos ou lipídios nos exercícios de ultra resistência?


Oi pessoal, em postagens posteriores falaremos dos efeitos metabólicos de uma dieta Low Carb, e sua relação com outras dietas e algumas patologias. Agora, porém, falarei da importância dos carboidratos para a atividade física!
A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. Dentre as modalidades esportivas, a nutrição exerce uma grande influência nos chamados esportes de desafio (escaladas e maratonas), que são provas de ultra-resistência ou de longa duração. Para suprir o custo energético de uma prova deste tipo, é amplamente aceito que o consumo de carboidratos antes e durante exercícios prolongados, que irão retardar o aparecimento da fadiga, poupando o glicogênio hepático e muscular e fornecendo glicose diretamente para os músculos em atividade. Recomenda-se que a dieta de atletas de ultra-resistência possua 70% ou mais, ou de 7 a 10 gramas por quilo de peso corporal de carboidratos. Porém, apesar da melhora apresentada com a nutrição bem planejada, alguns pesquisadores procuram desenvolver novas intervenções nutricionais, visando a melhora do rendimento, que continuam a ser estudadas, como a suplementação com lipídios, através do consumo de triglicerídeos de cadeia média (TCM) ou de dietas ricas em lípídios nos dias que antecedem a competição. Os AGCM (Ácidos Graxos de Cadeia Média) constituem uma fonte rápida de energia, pois, ao contrário dos ácidos graxos de cadeia longa (AGCL), não são significativamente incorporados em lipoproteínas (quilomícrons ou VLDL), sendo absorvidos diretamente na corrente sanguínea. A velocidade de absorção dos AGCM no intestino é similar à da glicose. A taxa de captação dos triglicerídeos é proporcional à atividade da LPL no tecido, estando esta elevada no músculo esquelético, em situações de jejum, e no tecido adiposo no período pós-prandial. Dessa forma, a lipase lipoprotéica (LPL) direciona os ácidos graxos para oxidação (no músculo) ou armazenamento como triglicerídeos (no tecido adiposo).


Os carboidratos são o substrato enegético para aividades aeróbias de longa duração, porém , as reservas corporais de glicogênio são limitadas e podem ser totalmente depredadas em eventos atléticos dessa natureza. Assim, pode ser vantajoso aperfeiçoar a utilização dos lípídios (AGL) como fonte de energia, poupando os estoques de glicogênio para os estágios finais da competição.

Vem sendo sugerido que a capacidade de sustentar o exercício pode ser prolongada se a oferta de lipídios for aumentada imediatamente antes do exercício, uma vez que a taxa de oxidação dos ácidos graxos livres (AGL) está diretamente relacionada com a concentração plasmática dos mesmos.