terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fome? Efeito da Grelina


De maneira básica, nos alimentamos por que temos necessidade de fornecer energia para o corpo, ou seja, manutenção das reservas energéticas em um nível que assegure o abastecimento e funcionamento dos orgãos.

No período de jejum, as reservas energéticas são usadas no fornecimento de energia para as células, que deve ser contínuo. Como consequência, as quantidades de glicogênio (presentes nos músculos e fígado) e de gordura diminuem. Os principais hormônios sinalizadores dos níveis energéticos são Leptina, Insulina e Grelina.

Um estudo realizado sugere que o consumo de proteínas suprime o efeito da grelina, conhecido como o hormônio da fome, o que explicaria a perda de peso provocada por dietas ricas em proteínas. A grelina é produzida pelo estômago e atua no cérebro dando a sensação da fome quando o estômago está vazio. Ao ingerir alimentos, a secreção de gralina diminui, acabando com a sensação de fome.

FONTE: http:/nutrimos.wordpress/2010/04/06/comportamento-alimentar/

Você Sabia?


O uso de dietas de baixo carboidratos exige maior consumo de proteínas de alta qualidade, além de um maior aumento do consumo de gorduras insaturadas, para suprir as necessidades metabólicas e o aporte energético exigidos pelo organismo na redução da ingestão de carboidratos.

O grande aumento do consumo de proteínas em dietas Low Carb se dá exatamente pelo intuito de perder peso e consequentemente, manutenção da massa muscular. Existe no entanto, um grande problema ao se seguir esta dieta: é provável que muitas pessoas não se preocupem, ou pelo menos não se dão conta de que ao mesmo tempo que estão ingerindo alto teor alimentar protéico (ás vezes proteínas de má qualidade) também estão ingerindo muitas gorduras saturadas. O que é potencialmnte prejudicial à saúde, segundo pesquisas científicas e muitos profissionais da saúde.

Obrigada!