quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ataque Cardíaco - Um dos riscos da dieta protéica

As doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais são focos de importantes estudos médicos e por isso provocaram maior interesse das pessoas nas dietas, principalmente as Low Carb, como a Atkins e South Beach. Pesquisadores decidiram investigar o impacto desse tipo de dieta no sistema cardiovascular, depois que dezenas de pessoas que haviam se submetido a elas sofrerem ataques do coração.
Após serem feitas as devidas experiências com ratos, que foram submetidos a esta dieta, percebeu-se que os camundongos da dieta Low Carb desenvolveram mais focos de aterosclerose arterial (as placas de gordura que se depositam nas artérias e que podem levar a derrames e ataques cardíacos) e tiveram menor habilidade de regeneração de vasos sanguíneos em resposta à isquemia ( danos por falta de nutrientes/oxigênio) do tecido vascular.
Ao fim do experimento, os animais alimentados com a dieta Low Carb ganharam menos peso, mas desenvolveram 15% mais ateromas do que os que haviam ingerido a comida padrão. Os que haviam sido alimentados com a Dieta Ocidental (quantidades semelhantes à Low Carb em gorduras) tiveram 9% mais aterosclerose.
SC - Dieta Normal
WD - Dieta Ocidental
LCHP - Dieta Low Carb e Alto teor Protéico



FONTES:



Curiosidades sobre as dietas...

Você sabia que dietas de grande consumo de proteínas e redução no consumo de carboidratos, por exemplo dieta de Atkins, são mais eficaz em homens que em mulheres?
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, os homens que seguem essa dieta são mais tendenciosos a perca de peso do que as mulheres. Os dados revelam que um terço dos homens que fizeram parte do estudo perderam mais de 22 kg, enquanto que para as mulheres essa perda não foi tão relevante. A dieta de Atikns consiste na ingestão de carnes e outros alimentos com altas taxas de proteínas e uma restrição aos carboidratos, principalmente os carboidratos complexos como arroz, macarrão e batatas.
O co-autor do estudo, Jeef Volek, disse que "os resultados demonstram que dietas curtas com restrição de carboidratos são mais eficientes para perda de peso e de gordura do que dietas com baixo teor lipídico". Um outro fato curioso é que esta dieta revela uma forte tendência a perca de peso nos primeiros seis meses, segundo estudo realizado por médicos na Dinamarca.
Os efeitos colaterais desta dieta podem incluir: dores de cabeça, constipação, fadiga, náuseas e mau hálito, assim muito do emagrecimento das primeiras semanas é o resultado de uma perda não saudável de tecido muscular e água, o que é péssimo em termos de saúde. Além disso, os críticos da dieta afirmam que ela causa danos aos rins, enfraquece os ossos e aumenta os níveis de colesterol. Por isso, recomenda-se para os usuários de qualquer dieta fazer uma análise do que está sendo consumido e a forma como estas estão sendo seguidas.



FONTE: http//www.dietaesaude.org/atikins.php