terça-feira, 24 de agosto de 2010

Comer grandes lotes de carboidratos pode aumentar o risco de câncer de mama, diz estudo.

Por Marilynn Marchione - Pesquisadora de assuntos médicos.

Tradução de Japhet Pereira - Aluno de Medicina, UnB, 09/0117751.

Novas pesquisas sugerem que dietas ricas em carboidratos podem aumentar o risco de câncer de mama.

Mulheres no méxico, que comeram uma grande quantidade de carboidratos tiveram mais de duas vezes mais chances de ter câncer de mama do que aquelas que comeram menos amido e açúcar, resultado científico.

O estudo não é a última palavra sobre o assunto, mas é um dos poucos a analisar a forma como a mania da dieta popular, mas controversa Low-carb, pode afetar as chances de ter câncer, ao contrário de seus efeitos sobre o colesterol e doenças cardíacas.

As novas descobertas também não significam que a dieta é segura ou saudável para se comer muita carne, queijo ou gorduras, como muitas pessoas que vão nas dietas Low-carb fazem, dizem os especialistas.

"Existem muitas preocupações com dietas alimentares ricas em gordura animal", Disse o Dr. Walter Willett, chefe da nutrição da Havard School of Public Health. "Se as pessoas querem cortar os carboidratos, é realmente importante fazê-lo de uma forma que enfatize gorduras saudáveis, como saladas com molhos próprios."

Dr. Willett trabalhou no estudo com médicos do Instituto Nacional de Saúde Pública, em Cuernavaca, México. Foi financiado pela E.U. Centers for Disease Control and Prevention, do Ministério da Saúde do México, e do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. Os resultados foram publicados na revista Cancer Epidemiology, Biomakers & Prevention.

Gorduras, fibras e alimentos específicos tem sido estudados por seus efeitos em vários tipos de câncer. O excesso de peso é conhecido por elevar o risco, mas o novo estudo levou isso em conta e mesmo assim encontrou maior risco nas mulheres que consumiam grandes quantidades de carboidratos.

Os cientistas acreditam que os carboidratos podem aumentar o risco de câncer por um rápido aumento de açúcar no sangue, o que leva a um aumento imediato de insulina secretada. Isso faz com que aumente a divisão de células e também elevem os níveis de estrogênio no sangue, sendo que ambos podem estimular o câncer.

Um estudo realizado no início deste ano sugere que uma dieta rica em carboidratos modestamente aumenta o risco de câncer de cólon. Poucas pesquisas tem sido feitas sobre o cancro de mama, e os resultados tem sido mistos. Um estudo realizado no ano passado, encontrou maior risco entre as jovens mulheres que comiam uma quantidade excessiva de doces, principalmente refrigerantes e sobremesas.

Para este estudo, os investigadores registraram 475 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e um grupo de comparação de 1391 mulheres saudáveis na Cidade do México que foram pareadas por idade, peso, tendência de parto, e outros fatores que historicamente afetam as chances de contrair a doença.

As mulheres preencheram um questionário alimentar desenvolvido pelo Dr. Willett e amplamente utilizado em estudos de nutrição, e foram divididas em quatro categorias com base na quantidade de suas calorias totais ingeridas advindas de carboidratos.

Os da primeira categoria superior - com 62% ou mais de suas calorias advindas de carboidratos - tiveram 2,22 vezes mais chances de ter câncer de mama do que as da categoria mais baixa, cuja a ingestão de carboidratos foi de 52% ou menos de sua dieta.

"As descobertas levantam preocupação sobre os possíveis efeitos adversos de comer lotes dos hidratos de carbono", especialmente para pessoas que tem diabetes, resistência à insulina ou estão com sobrepeso, disse o Dr. Willett.

"Acrescenta a informação de que a dieta é importante" no que diz respeito ao risco de cancro de mama, disse o Dr. John Milner, chefe do Instituto Nacional do Câncer de Nutrição.

Como os resultados são aplicáveis à mulheres americanas, é discutível. Os hidratos de carbono constituem metade da dieta típica norte-americana.

"Os principais carboidratos que estas mulheres tinham comido eram derivados do milho, incluindo tortillas, refrigerantes e pães", disse o Dr. Eduardo Lazcano-Ponce, um dos médicos mexicanos que fizeram os estudo.

O milho não é enriquecido com ácido fólico e outros nutrientes, como são muitos grãos, cereais e outras fontes de carboidratos consumidos nos Estados Unidos, e os nutrientes podem ajudar a prevenir câncer, observou a Dra. Sandra Schlicker, diretora executiva da American Society for Clinical Nutrition.

As taxas de câncer de mama nos Estados Unidos estão entre os maiores do mundo. Cerca de 132 casos são diagnosticados para cada 100.000 mulheres. No México, a incidência está crescendo e é atualmente estimada em 38 casos por 100.000 mulheres. Mas o Dr Willett advertiu que essas taxas não são ajustadas para as diferenças de idade e que a população dos Estados Unidos é consideravelmente mais velha do que a do México e, portanto, tem maior risco de câncer.

No estudo, mulheres que comeram uma grande quantidade de fibras insolúveis - encontradas em grãos integrais, frutas e legumes - apresentaram um risco pouco menor de câncer de mama. Fibra pode modular a absorção de carboidratos.

"Isso me leva a crer que as fontes mais saudáveis de carboidratos, ou pelo menos dietas contendo fibras, seriam menos fortemente associadas com câncer de mama.", disse Dr. Marji McCullough, um epidemiologista sênior e especialista em nutrição da American Cancer Society.

Especialistas dizem que mais pesquisas são necessárias, através de estudos que, em vez de confiar na memória das mulheres sobre o que comiam, pede-lhes para manter diários alimentares e, com o passar do tempo, examiná-los por anos mais tarde para observar quais desenvolveram câncer.

Encontrar enlaces alimentares do cancro da mama é importante porque a dieta é comprovadamente um dos poucos fatores de risco que uma mulher pode modificar facilmente.

"Este estudo não é suficiente para que as pessoas façam mudanças em suas dietas, mas é um bom sinal de advertência", disse o Dr. Willett.

O Instituto de Medicina recomenda que os carboidratos constituam 45% a 65% da dieta, e que não mais de 20% podem vir a partir de açúcares adicionados, disse Schlicker.

Fonte consultada em 20-08-2010:
http://www.lowcarb.ca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário