terça-feira, 17 de agosto de 2010

Índice Glicêmico

Um fator importante da nutrição é o Índice Glicêmico (IG), indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato de um dado elemento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referência, como o pão branco. Simplificando, o IG pode ser descrito como a velocidade com que a glicose dos alimentos é absorvida pelo sangue, quanto maior esse índice, mais rápida é a absorção, o que favorece a obesidade. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são consideradas de Baixo Valor Glicêmico, e os que afetam muito, de Alto Valor Glicêmico.
Fatores como a presença de fibras solúveis, o nível de processamento do alimento, a interação amido-proteína e amido-gordura, podem influenciar no nível glicêmico.


Ao que parece, dietas com baixo conteúdo de carboidratos são capazes de melhorar a sensibilidade à insulina, mas não há provas de que em longo prazo as Dietas Low Carb sejam melhores do que aquelas com baixa energética devido à restrição de gordura. A alta ingestão de carboidratos com alto IG podem aumentar a resistência à insulina devido à perda da função pancreática, por secreção excessiva de insulina ou glicotoxicidade das Células-beta. Em contraste, a prevalência de alimentos de baixo IG ajuda a controlar a sensibilidade à insulina. No entanto, há também controvérsia quanto a este aspecto, uma vez que estudos sobre a ingestão desses carboidratos em 15 ensaios clínicos controlados não foram encontradas diferenças nos valores de glicemia basal e insulina embora tenha havido uma ligeira queda nos níveis de colesterol e hemoglobina glicosilada.



FONTES:
http://scielo.isciii.es/pdf/resp/v81n5/colaboracion5.pdf
IMAGEM:
http://veja.abril.com.br/saladeaula/270405

Nenhum comentário:

Postar um comentário