domingo, 15 de agosto de 2010

A relação Metabolismo Energético/ Hormônios Tireoideanos

Um estudo realizado com 48 mulheres obesas em uma dieta baseada em baixo valor calórico, variando entre carboidratos e proteínas durante um período de 21 dias, mostrou que quando as mulheres consumiam 10 g de carboidratos por dia, excretavam mais uréia, amônia e nitrogênio, provavelmente porque os aminoácidos eram fonte mais importante para a gliconeogênese, resultando na excreção desses produtos. Este experimento serviu também para conhecermos o papel dos hormônios T3 (Triiodotironina) e o T4 (Tiroxina). Estes hormônios tireoideanos tiveram seus níveis mais elevados quando as mulheres consumiam mais carboidratos ( 76 e 86g/dia). Uma idéia para essa elevação se deve ao fato de que esses hormônios são responsáveis por influenciar a renovação protéica. Por isso, é importante sabermos a relação desses hormônios com o metabolismo energético.
  • Em níveis normais: T3 e T4 regulam o metabolismo energético, ou seja, a transformação de nutrientes, como a glicose e as proteínas, em energia, para manter as funções vitais. Em outras palavras, tem-se que estes hormônios aumentam a taxa de renovação da glicose e das proteínas.
  • No Hipotireoidismo: o metabolismo energético trabalha devagar, ocasionando menor gasto de energia e aumento de peso. A pessoa engorda principalmente por acúmulo de mucopolissacarídeos que associados à retenção da água provocam inchaço.
  • No Hipertireoidismo: Acelera o metabolismo, levando a um maior gasto de energia e perda de peso, além do aumento do apetite.
FONTES:
http://www.puc-campinas.edu.br/centros/ccv/revcienciasmedicas/artigos/900.pdf


http://saude.abril.com.br


Fisiologia. Berne, Robert M - Rio de Janeiro; Elsevier, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário