quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ataque Cardíaco - Um dos riscos da dieta protéica

As doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais são focos de importantes estudos médicos e por isso provocaram maior interesse das pessoas nas dietas, principalmente as Low Carb, como a Atkins e South Beach. Pesquisadores decidiram investigar o impacto desse tipo de dieta no sistema cardiovascular, depois que dezenas de pessoas que haviam se submetido a elas sofrerem ataques do coração.
Após serem feitas as devidas experiências com ratos, que foram submetidos a esta dieta, percebeu-se que os camundongos da dieta Low Carb desenvolveram mais focos de aterosclerose arterial (as placas de gordura que se depositam nas artérias e que podem levar a derrames e ataques cardíacos) e tiveram menor habilidade de regeneração de vasos sanguíneos em resposta à isquemia ( danos por falta de nutrientes/oxigênio) do tecido vascular.
Ao fim do experimento, os animais alimentados com a dieta Low Carb ganharam menos peso, mas desenvolveram 15% mais ateromas do que os que haviam ingerido a comida padrão. Os que haviam sido alimentados com a Dieta Ocidental (quantidades semelhantes à Low Carb em gorduras) tiveram 9% mais aterosclerose.
SC - Dieta Normal
WD - Dieta Ocidental
LCHP - Dieta Low Carb e Alto teor Protéico



FONTES:



Um comentário:

  1. "Ataque Cardíaco - Um dos riscos da dieta protéica" - Existem estudos dizendo que consumo de carnes vermelhas causam falhas cardíacas, mas esses estudos serão credíveis? http://www.canibaisereis.com/2010/08/20/carne-vermelha-e-risco-de-falha-cardiaca-sera-verdade/ Os seres humanos ao longo da sua evolução sempre tiveram uma dieta mais hiperproteica que a actual, e nunca tiveram doença cardio - http://www.canibaisereis.com/download/protein-debate-cordain-campbell.pdf e http://www.ajcn.org/cgi/reprint/71/3/682.pdf

    ResponderExcluir