sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fibras ou gorduras? você escolhe!

Segundo pesquisa realizada pela revista Jornal of the American College of Nutrition, realizada em junho de 2009, acredita-se que a ingestão maciça de carboidratos refinados (CHO) pode ser um fator relevante para o desencadeamento de doenças como diabetes mellitus tipo 2, sobrepeso e/ou obesidade e resistência à insulina. O estudo mostra em primeira instância que essas dietas com baixa ingestão de carboidratos refinados tem se tornado cada vez mais populares. Apesar dessa abrangência nem todas as pessoas estão satisfeitas com essas dietas, além de uma preocupação em ter que substituí-la, na maioria das vezes, por uma maior quantidade de gorduras.
Uma maneira de adequar-se a uma dieta "saudável", seria através da adição de fibras solúveis que tem como papel fundamental auxiliar na motilidade e consistência do bolo alimentar, além de retardar a absorção dos carboidratos refinados, o que irá diminuir o indíce glicêmico e, consequentemente a diminuição do estoque de glicogênio pelos tecidos. Contudo, a maioria das pessoas não segue as dietas ricas em fibras. Uma outra forma de reduzir a absorção de carboidratos é fazendo uso de suplementos dietéticos naturais que poderão inibir a atividade de enzimas responsáveis pela quebra e absorção dos carboidratos, como por exemplo a amilase e alfa-glicosidase.
A ingestão de fibras, frutas e também do feijão branco podem prevenir contra "diabesidade" e outras patologias como aterosclerose e hipertensão, pela promoção dos efeitos benéficos destes alimentos ao organismo.


FONTE: J Am Coll Nutr 28 (3) 266-76, junho/2009
(Jornal of the American College of Nutrition)

Nenhum comentário:

Postar um comentário