terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Efeitos da Dieta no Metabolismo e na Saúde

Durante uma dieta Low Carb, o corpo reduz os depósitos de gordura devido ao déficit calórico decorrente da baixa de carboidratos, fonte de maioria das nossas calorias. Existe uma quantidade ideal de calorias que o organismo necessita para funcionar normalmente. Quando o consumo de carboidratos é baixo, o seu metabolismo sofre um retardamento, forma que o corpo tem de conservar sua energia. As calorias necessárias são, então, supridas pelas proteínas e gorduras. A Lipólise é acelerada, processo pelo qual a gordura é retirada do tecido adiposo e convertida em Ac. Graxos Livres (AGL) e Glicerol, que se tornam principal fonte de energia para o fígado, músculo cardíaco e músculo esquelético. O oxalacetato, que normalmente se condensa com o Acetil CoA no Ciclo de Krebs , é convertido em glicose que o cérebro necessita para seu abastecimento energético. Como a oferta de Oxaloacetato diminui, o fígado converte o excesso de Acetil CoA em Corpos Cetônicos. É então que ocorre a Cetose, processo comum em pessoas desnutridas e diabéticas, e já abordado aqui no nosso Blog. Os usuários da dieta também estão sujeitos à alguns efetos colaterais como:
  • Fadiga: Carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, a dieta substitui o fornecimento de carboidrato com proteínas e gorduras. É difícil converter gordura em energia.
  • Má-nutrição: dietas de baixo carboidrato privam/retiram da alimentação alimentos como cereais, frutas e legumes, que são ricos em nutrientes e minerais que são necessários para uma boa saúde.
  • Osteoposose: a dieta é rica em proteína, que aumenta a liberação de cálcio através do processo mictório. A diminuição de cálcio no organismo pode levar ao enfraquecimento dos ossos.
  • Doenças Cardíacas: grande consumo de gorduras pode causar aterosclerose, ou seja, deposição de lipídios nas paredes dos vasos provocando a diminuição no diametro dos mesmo, chegando a obstruí-los.
  • Mau-Hálito: o aumento de cetonas pode levar ao mau-hálito em algumas pessoas.
  • Problemas Digestivos: essa dieta leva à menor ingestão de alimentos ricos em fibras, que pode causar problemas digestivos, uma vez que estas são necessarias para evacuações do organismo e sua falta pode levar à constipação. O consumo de água e fibras pode evitar estes problemas em uma dieta low carb.


Um comentário:

  1. "Carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo" - Qual a razão desta afirmação, tendo em conta que todos os alimentos fornecem energia? http://www.canibaisereis.com/2008/12/05/reinventar-a-roda/

    "É difícil converter gordura em energia." - Se assim fosse, existiria uma vantagem metabólica/energética variação dos macronutrientes em favor dos carbohidratos, mas ela não existe. http://www.canibaisereis.com/2009/06/11/fanatismo-anti-calorias-lowcarbico/

    "Dietas de baixo carboidrato privam/retiram da alimentação alimentos como cereais, frutas e legumes" - Cereais e legumes nunca foram consumidos pelos seres humanos ao longo sua evolução ao longo de 2.4 milhões de anos, excepto no Neolítico. Serão mesmo indispensáveis à vida? - http://www.canibaisereis.com/2010/07/21/perigos-das-dietas-de-verao-com-menos-hidratos/

    "Doenças Cardíacas: grande consumo de gorduras pode causar aterosclerose, ou seja, deposição de lipídios nas paredes dos vasos" - Doença cardiovascular é essencialmente inflamatória, não depende de níveis lipídicos. http://www.canibaisereis.com/tag/hipotese-lipidica/ E por acaso o trigo tem forte associação com doença cardiovascular. http://www.canibaisereis.com/2010/10/09/china-study-trigo-cereais-saudaveis-denise-minger/

    ResponderExcluir